Geraldo Sardinha P. Filho

Edson Fregni
29/02/2012
Marcelo Cardoso
29/02/2012

geraldo sardinha

Economista pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais com especialização em Finanças  pela J.L.Kellogg Northwestern University, USA e pelo INSEAD – The Business School for the World, France.
Diretor da Sardinha & Sant’Ana Consultoria Empresarial, atua como consultor de finanças corporativas para empresas de grande porte com foco na implantação de metodologia de avaliação, controle e gestão da performance para criação de valor; valuation para processos de fusões, cisões e aquisições; reestruturação, renegociação de dívidas , planejamento financeiro de longo prazo e gestão de risco corporativo, além de trabalhos de coaching para diretores e presidentes de empresas.
Professor Visitante da Sauder School of Business  –  University of Bristish Columbia  – Canadá.
Professor Visitante do  INSEAD – The Business School for the World – France
Professor Associado da Fundação Dom Cabral – Brasil
Membro do Conselho de Administração do Grupo Algar / Uberlândia MG, Grupo Embrasil / Belo Horizonte  MG, Grupo Séculus  / Belo Horizonte MG, Dori Alimentos / Marília SP, Odonto System / Salvador BA.
Na área da pesquisa vem desenvolvendo trabalhos voltados para análise da interação entre as finanças corporativas e governança corporativa. A aplicabilidade dos modelos de avaliação de performance, a estratégia financeira e a gestão de risco numa economia instável e a avaliação de resultados dos processos de fusões e aquisições.
Professor de finanças desde 1978 tendo sido responsável pela elaboração do projeto de implantação do Programa de Pós-Graduação em Finanças  Corporativas da Fundação Dom Cabral, atuando como coordenador técnico durante 12 anos.
Participou da equipe de desenvolvimento e implantação do MBA Empresarial da Fundação Dom Cabral, em 1996, sendo responsável pelo conteúdo de Corporate Finance e da metodologia de ensino  presencial e a distância deste módulo. Vem atuando como professor titular desde então. 
Coordenou a implantação da Célula de Competência em Finanças da FDC, em 2000, unidade voltada para geração e desenvolvimento de conteúdo técnico no  campo de finanças.
Vem atuando, nos últimos 25 anos, na elaboração e realização de  programas de desenvolvimento de executivos, in company,  para empresas multinacionais e brasileiras de grande porte.  É professor do STC – Skills, Tools and Competencies,  programa em parceria com a J.L. Kellogg Northwestern University – USA, do Programa de Desenvolvimento de Executivos – PDE da FDC e  conferencista de Políticas e Finanças Corporativas em congressos e seminários nacionais e internacionais. 
Atuou como executivo no mercado financeiro e no setor de papel e celulose durante 20 anos ocupando cargos de direção.