O QUE É MARKETING INDUSTRIAL?

Marketing Industrial, também conhecido como Business Marketing ou mesmo B2B, é uma função da Administração responsável por Construir Relações Significativas e Duradouras entre empresas que participam da geração e produção de riquezas para a Sociedade.
O Marketing Industrial cria, orienta e dá sentido à todas as iniciativas que permitem que um fornecedor ou provedor venha a fazer parte de um produto ou serviço final, de maneira legítima e lucrativa, de modo a compor um bem de consumo de alto valor percebido pelo cliente final.
O compromisso do Marketing Industrial é dotar uma empresa válida de ações inteligentes e generosas de modo a tornar seus clientes menos sensíveis a preço.
 
 
O tema começou a ser tratado no Brasil em 1967 pelo Eng. José Carlos Teixeira Moreira e a partir de então foi sendo criado um verdadeiro banco de conhecimento e construção de saberes práticos que veio a se tornar a fonte do pensamento brasileiro na área.
Envolvendo, desde a origem, um número expressivo de executivos aficionados pelo tema foi sendo instalado uma disciplina de estudos e criação de novas soluções que veio a culminar no IMI – Instituto de Marketing Industrial que desde 1989 é considerado a centro de excelência do tema Marketing Industrial no país.