Renato Martins Abe

Terezinha Rios
02/12/2015
Você está contribuindo para sua empresa vender menos?
02/12/2015

renatoabeNasci em São Paulo, numa manhã de 7 de setembro, em 1972, filho de  um executivo de recursos humanos e de uma professora de português.

Iniciei minha vida profissional aos 7 anos, na escola, desenhando o tempo todo em todas as aulas,  diversas escolas, independente do sistema de ensino. Aos 17, estava pronto para enfrentar qualquer prova de aptidão artística, embora não soubesse muito bem fazer contas.

Me formei em design pela faculdade de artes plásticas da FAAP e ganhei meu primeiro salário no escritório de arquitetura Sig Bergamin, onde aprendi o potencial do belo na transformação da realidade, seja na expressão da identidade individual e institucional, como na percepção e construção de valor.

A convite de Nelson Alvarenga, fundador da Ellus, montamos um escritório de arquitetura para gerir a identidade arquitetônica da marca, assegurar sua percepção de valor pelo público e conceber espaços onde o valor percebido pudesse ser transferido para a experiência de compra e para os produtos. 

Depois de um período intenso de projetos, viagens e festas de inauguração constantes, chegava o momento de buscar uma atividade que permitisse fincar raízes e desenvolver projetos pessoais. Do convite de um amigo de infância nasceu a G.A_Com, uma boutique de criação que mais tarde evoluiu para uma agência dedicada a criar soluções de design para comunicação, embalagens e relacionamento.
Aqui aprendi o que é uma empresa em seu significado mais clássico: Objetivos, processos, responsabilidades, riscos, regras e como uma empresa pode ou não contribuir para a evolução da vida das pessoas.

De um insight existencial, surgiu uma ideia que se transformaria em negócio: As pessoas, embora únicas e absolutamente diferentes, nascem com um mesmo propósito, que é contribuir com o desenvolvimento da humanidade colocando nossos dons a serviço do desenvolvimento coletivo. Assim, criamos um círculo virtuoso de realização, colaboração e evolução, criando e alimentando a sustentabilidade existencial.

Desta ideia surgiu a Symbia, nosso mais novo projeto, uma empresa que aplica seus conhecimentos, compartilha o propósito e soma potenciais para desenvolver organizações, tornando-as cada vez mais aptas a estender nossa capacidade individual de melhorar o mundo.

Agindo pela realização de sua razão de existir, essas organizações atraem e retém talentos por afinidade e se diferenciam pela expressão natural de sua verdadeira identidade, conquistam a preferência  por relevância e atingem resultados diferenciados como consequência, abrindo caminho para uma sociedade onde a realização das pessoas substituirá o dinheiro como principal propulsor de desenvolvimento.