Ricardo Gomes Pereira

José Paschoal Rossetti
29/05/2012
Elizabeth Bastos
28/06/2012

Casado com Sandra e pai de João Pedro  e Guilherme .

Diretor Comercial da CEVA Saúde Animal desde Jan 2010 até agora, voltando para as aves e os suínos, com vacinas, uma grande paixão! Adorando e sofrendo com a consolidação dos clientes, lutando muito para evitar a destruição de valor.

Executivo professor da Escola de Marketing Industrial.

Carioca (FLAMENGUISTA), formado em Medicina Veterinária em 1984 pela Universidade Federal Fluminense.

Continuei estudando de forma mais estruturada do que no dia a dia, em dois programas da FDC/INSEAD:

“Parceria no Desenvolvimento Empresarial – PDE” em 1996

“Gestão Estratégica de Pessoas – GEP” em 2003.

Minha trajetória profissional pode ser resumida assim:

Clínico de cães e gatos por 5 anos (uma parte ainda na faculdade) e Veterinário da Prefeitura de Aracruz/ES por quase 2 anos. Mudei de cães e gatos, pois queria ser trabalhar com produção de alimentos. Aprendi que não sirvo para funcionário público.

IVA – Instituto de Veterinária Aplicada por 2 anos, onde aprendi o que é uma venda e como treinar tecnicamente times comerciais, baseando a mensagem em benefícios e não em características.

Na crise de 88/89, fui vendedor de adubos para contas-chave (bancos, mega agropecuárias, indústrias, etc.) em São Paulo. Lição … “prazo (de pagamento) de safra” é duro de administrar para um autônomo começando.

Ciba Geigy Saúde Animal (Atual Novartis AH) por 6 anos. Primeira oportunidade em uma empresa internacional, onde o Inglês do cursinho fez toda a diferença. E, primeira oportunidade de trabalhar com Aves e Suínos, algo bastante desafiador e um B2B mais intenso. De diferente, criei uma equipe comercial especializada para os clientes de Aves e Suínos (Sadia, Perdigão, Seara, etc.), com atendimento exclusivo e customizado.

Rhodia Mérieux/Merial durante 10 anos, chegando ao “sonhado” objetivo de trabalhar com vacinas para avicultura, que no início se mostrou mais como um “pesadelo”. Nessa oportunidade aconteceu a grande reviravolta na forma de atender os clientes. Um pacote de serviços de vacinação robusto, duradouro e NO foco DO cliente foi muito bem aceito e fez toda a diferença para os clientes e para a empresa. E, ainda faz muita diferença!

Kemin do Brasil por 2 anos, mudando de Saúde para Nutrição Animal, vivendo um start up e cuidando da América do Sul pela primeira vez. Foi um sucesso e um fracasso ao mesmo tempo. Sucesso na estruturação da operação local, a partir de operação via distribuidor, especialmente no Brasil e fracasso no aumento de vendas no curto prazo, mas com melhoria significativa de resultados. Aprendi o que não sei fazer.

Simon Franco Recursos Humanos por 2,5 anos como headhunter para posições de middle management para qualquer segmento: de bancos e indústrias químicas até indústria de entretenimento, tecnologia (telecomunicações e TV a cabo) até gestão de resíduos sólidos. Lição … o mundo dos negócios é GIGANTE e cheio de carências muito similares.

Autor dos artigos Vacinas para Saúde Animal Revista de Marketing Industrial nº 52 e Frescobol ou tênis, qual é o melhor modelo para relações no Marketing Industrial nº 58.