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O NAVIO ENCALHOU!

Brasil Manfrim

30 de Março de 2021

Brasil Manfrim

No mês de março de 2021, o planeta se deparou com um acidente de percurso de um navio gigantesco de 400 metros de comprimento, pesando 220 mil toneladas que encalhou ao fazer a travessia no Canal de Suez.

A natureza avisou, enviou o mal tempo com tempestade de areia. Os sinais foram fortes, mas não foram percebidos ou não houve tempo de reação a eles.

Navios podem encalhar, aviões podem cair, máquinas podem quebrar, a natureza se renova, tudo muda, quem fala hoje, pode ficar mudo amanhã, quem está sadio hoje, pode estar doente amanhã ou nem mais estar vivo e nada vai parar para ver a banda tocar, tudo volta ao seu normal ou ao novo normal, como dizem alguns.

Neste mundo, nada é eterno, exceto as mudanças, como já dizia Heráclito 500 anos A.C.

Quero dizer para vocês que, assim como o navio encalhou, as vendas também podem encalhar, ventos e tempestades a levam à deriva. De repente vem a forte tempestade e clientes não compram mais.

Mas nem sempre os sinais são fortes, eles podem ser fracos, tênues, no qual apenas um ou outro vai perceber, tornando a situação mais vulnerável ainda.

Se estivermos atentos a estes sinais pode ser que dê tempo de reagir, fazer alguma coisa e impedir o acidente, evitando sermos pegos de calças curtas.

Se nada for feito, diante dos sinais fortes ou fracos, certamente as vendas vão ficar no limbo.

Aí ouvimos ....ah, passamos a comprar de um fornecedor da China, muito mais barato!

Ou ...ah, nosso presidente mandou procurar fontes alternativas para baixar os custos e encontramos na Coréia!

E assim vamos contando com as migalhas que sobram das mesas dos clientes, esperando por dias melhores, inertes frente as mudanças que virão, aguardadas por todos na passagem de um ano para o novo ano.

Então, que garantia temos que os clientes continuarão comprando de nós fornecedores?

Tenho uma desconfortável notícia para você leitor: nenhuma garantia!!!

Além de não comprarem ou diminuírem os volumes, pedidos podem ser cancelados, contratos podem ser quebrados e de uma hora para outra, a empresa declarar sua falência pois não tem para quem vender.

A história mostra que grandes empresas e grupos nacionais e internacionais deixaram de existir.

De repente o navio encalhou, aquele pedido que estava 100% quase certo, não vai sair mais, a esperança é que o navio flutue e seja anunciada a volta à normalidade, mas teremos que suportar todas as perdas decorrentes do incidente.

No escorregadio ambiente empresarial estamos tão seguros em vendas quanto o grande navio no canal.

Aí perguntamos: E agora então! O que fazer?

Não resta outra alternativa a não ser fazer o melhor enquanto se tem os clientes ativos.

Não se tem uma receita pronta para fazer o melhor, pois cada caso é um caso e depende da disposição e boa vontade dos envolvidos e do momento que cada um está passando.

Mas achamos que temos coisas a fazer junto aos clientes para evitar o encalhe. Colocar-se no seu foco é o mínimo que se pode fazer, para com eles, ser mais fortes que a soma das partes.

Colocar radares monitorando a força de vendas capturando as oportunidades de negócios e agir a favor. Cuidar da equipe interna com todo cuidado e carinho.

Tornar-se imbatível em inovação que ajuda os clientes nos seus desafios.

Tornar-se indispensável para os clientes, para o sucesso deles e aprender a olhar o mercado de uma forma mais ampla, aproveitando as oportunidades que aparecem no radar, e não colocar todos os ovos num cesto só.

Importar-se com suas queixas, seus olhares e sugestões, e dar tratamento adequado a elas pode ser um caminho para fugir dos tropeços.

Não deixe o navio das vendas encalhar na sua empresa, os prejuízos serão enormes.

Bons ventos a favor, boas vendas!!!

Brasil Manfrim

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30/03/2021

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